
Gold
Com mais 30 anos, o Grupo Águas de Portugal constitui-se como o maior grupo empresarial português na área do ambiente, reconhecido pela robustez e capacidade de desenvolvimento e execução de soluções inteligentes e inovadoras no setor da água, que contribuíram largamente para os progressos notáveis que Portugal registou no setor da água nestas três décadas. No rumo estratégico que prossegue, assume um Compromisso de Sustentabilidade que reforça as suas ambições pelos princípios de eficiência, inovação e qualidade de serviço, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e focando-se no propósito do trabalho, na ação pelo clima, na economia circular, na valorização dos territórios, na inovação com impacto, na cooperação para uma gestão sustentável da água a nível internacional e na educação para a sustentabilidade.
No mercado desde 1987, a Aquapor é um dos principais players na gestão de concessões municipais e prestação de serviços de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais, de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos e de limpeza urbana.
Em Portugal, a Aquapor é responsável por 11 concessões de serviços de água e saneamento.
​
Na prestação de serviços a municípios e indústrias, detém a Luságua – Serviços Ambientais, a CTGA - Centro Tecnológico de Gestão Ambiental, Lda. e a Enviman, que desenvolvem atividades desde a consultoria e serviços especializados de engenharia até à gestão, operação, fornecimento de equipamentos e manutenção de sistemas urbanos de água e instalações de tratamento.
​
A aquisição recente da Aquapor pelo Grupo francês SAUR - considerado o terceiro maior grupo a operar no setor da água em França, e um líder mundialmente reconhecido neste setor - veio reforçar as competências do grupo nos vários segmentos de atuação à escala nacional e internacional.
Especializada na gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais, a INDAQUA é atualmente o maior operador no universo das concessões municipais em Portugal e uma referência global em eficiência.
​
Com cerca de 900 colaboradores, gere, em Portugal, as redes públicas de água e saneamento nos concelhos de Santo Tirso/Trofa, Santa Maria da Feira, Matosinhos, Vila do Conde, Oliveira de Azeméis, Barcelos, Paços de Ferreira e Marco de Canaveses.
​
A nível internacional, desenvolve atividade em Espanha, onde é responsável por 12 concessões do setor nas regiões de Toledo, Rioja, León, Jaén, Granada e Maiorca, e em Angola, na área de projetos de engenharia e assessoria técnica.
​
Através das subsidiárias Aqualevel e Hidurbe, a INDAQUA atua na gestão e operação de infraestruturas, disponibilizando os respetivos serviços a empresas do setor e entidades públicas, nomeadamente, através de projetos de eficiência hídrica de curto prazo.
PAM, o caminho seguro da água
​
A Saint-Gobain PAM é líder europeia e referência mundial em tubagens de ferro fundido dúctil para transporte de água. Concebe, produz e comercializa soluções completas para este setor. Faz parte do grupo Saint-Gobain, que está presente em 80 países e que conta com cerca de 161 mil colaboradores. O grupo foca-se em materiais e serviços para a construção e a indústria, com o objetivo de promover a construção sustentável.
​
A Saint-Gobain PAM aposta em soluções alinhadas com a sustentabilidade e a economia circular, considerando todo o ciclo de vida dos produtos e os desafios futuros.
A marca PAM destaca-se pela inovação e qualidade técnica. O seu centro de I&D regista mais de 50 invenções por ano, focando-se em soluções completas e adaptadas às novas exigências do setor da água.
​
A Saint-Gobain PAM oferece soluções para redes de água potável, águas residuais, águas reutilizadas, águas industriais, aplicações especiais e redes prediais.
Criados em maio de 1946, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) são a maior entidade municipal gestora ao nível da distribuição de água, com mais de 197 mil clientes, servindo uma população de 388.767 habitantes (CENSOS 2022), distribuídos por uma área de 320 km2. São responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.
​
Os SMAS de Sintra pretendem afirmar-se, cada vez mais, como uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência.
SPONSORS
PATROCINADORES
