top of page
laranja.jpg

O concelho de Santa Maria da Feira é localiza-se na região Norte de Portugal, integrando a Área Metropolitana do Porto. 

Tem uma área de 215,6 km2, cerca de 143.000 habitantes e 31 freguesias, designadamente: Argoncilhe; Arrifana; Caldas de São Jorge; Canedo; Escapães; Espargo; Fiães; Fornos; Gião; Guisande; Lobão; Louredo; Lourosa; Milheirós de Poiares; Mosteirô; Mozelos; Nogueira da Regedoura; Paços de Brandão; Pigeiros; Rio Meão; Romariz; Sanfins; Sanguedo; Santa Maria da Feira; Santa Maria de Lamas; São João de Ver; São Paio de Oleiros; Souto; Travanca; Vale; e Vila Maior.

As origens da cidade da Feira são remotas e devem-se, provavelmente, à formação de uma povoação perto do Castelo. Junto às muralhas realizava-se uma feira, sob a invocação da Virgem Maria, onde se vendiam os produtos das colheitas, as alfaias, as ferramentas, os panos, o sal e outros artigos necessários ao viver quotidiano da população. O Castelo, como interposto militar e de defesa de uma vasta região, proporcionava aos feirantes a segurança devida dos seus bens e dos seus produtos, podendo comercializá-los sem receios, ajudando a transformar esta feira, numa importante manifestação religiosa, cultural e social e que deu origem ao nome da terra.

Construído no séc. XV com um traçado pouco habitual nos castelos portugueses, o Castelo de Santa Maria da Feira parece ter saído de um conto de fadas, sendo o ex-libris da cidade.

Santa Maria da Feira é atualmente uma cidade dotada de excelentes infraestruturas como o Europarque - centro de congressos com variado programa de eventos culturais – e o Cineteatro António Lamoso, palco de uma extensa e qualificada programação cultural anual.

A secular Festa das Fogaceiras, a 20 de janeiro, é a mais emblemática festividade religiosa do Norte de Portugal, que eleva a degustação da tradicional Fogaça (espécie de pão doce).

O Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria e o parque temático de Natal “Perlim” são os principais eventos culturais, que potenciam a oferta turística nesta região.

No que diz respeito aos espaços museológicos, destaque para o Museu do Papel Terras de Santa Maria, o Museu Convento dos Lóios e o Museu de Santa Maria de Lamas, sem esquecer o Visionarium - Museu de Ciência Interativo.

De realçar, igualmente, o Zoo de Lourosa - Parque Ornitológico, que proporciona uma viagem pelo mundo selvagem das aves.

Apesar da proximidade a grandes centros urbanos, Santa Maria da Feira preserva uma tranquilidade ímpar, que convida a uma estadia mais prolongada, como, por exemplo, nas Termas de S. Jorge, onde o visitante encontra o refúgio ideal para cuidar do corpo e da mente. 

Também a Quinta do Castelo e os jardins municipais como o Porto Carvoeiro, o lago e os jardins do Europarque, são pontos a visitar ao nível do lazer. 

Classificados como imóveis de interesse público estão a Quinta do Engenho Novo, a Casa da Portela (Paços de Brandão), o Mercado Municipal, de autoria do arquiteto Fernando Távora com apontamentos em mosaico de Siza Vieira, a Igreja da Misericórdia (Santa Maria da Feira), a Casa da Torre (São João de Ver), a Quinta do Seixal (Milheirós de Poiares) e a Quinta da Murtosa em Mosteirô.

Fonte: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

STA. MARIA DA FEIRA


MUNICÍPIO

© 2025 por OT Comunicação

bottom of page